Conectado como:
filler@godaddy.com
Conectado como:
filler@godaddy.com
Vai reformar e precisa de um engenheiro civil? Está no lugar certo! Laudos de reforma, ART e gerenciamento de obra você encontra aqui.
Na ELD Soluções priorizamos sua satisfação. Oferecemos precisão, qualidade e confiabilidade. Nossa missão é simplificar sua vida e proporcionar mais segurança na sua obra.
Assim como nós os imóveis também envelhecem, se tornam pequenos à medida que a família ou o negócio crescem, ou simplesmente acabam se tornando obsoletos. Com isto, para o imóvel não cair em desuso ou até mesmo trazer riscos à integridade física, é necessário realizar uma intervenção chamada Reforma, que se refere a mudanças no layout de um determinado imóvel, recuperação ou até mesmo ampliação deste.
Em alguns casos as reformas são necessárias por mudanças culturais ou econômicas, em outros por demandas urgentes, mas independente de qual seja o motivo, elas devem ser realizadas de modo a oferecer segurança. Para isto é necessário haver planejamento físico e financeiro, pesquisa e análises criteriosas sobre possíveis impactos à edificação ou entorno, projeto, logística, cronograma, planejamento de armazenamento e descarte. O acompanhamento técnico dos profissionais envolvidos é vital para seguirem o plano de reforma, assim como um laudo de reforma que detalhará as etapas. O mesmo responsável técnico fará o plano de reforma, laudo, emitirá ART e alvará de reforma e/ou ampliação para tornar esta mais segura, organizada e regular.
Agora que você já sabe o que é, precisa de uma equipe qualificada para sua reforma. Não perca tempo!
É o documento onde constarão todas as informações relativas às intervenções que serão feitas na edificação. Devendo constar nele quais serão as alterações, impactos previstos sobre sistemas da edificação e as medidas mitigadoras devido os impactos causados pela reforma. Este documento deve ser elaborado por um engenheiro civil ou arquiteto.
Em alguns aspectos pode lembrar o plano de reforma, contudo, vale ressaltar que tem funções diferentes. Nele estarão descritas as atividades realizadas para reforma do imóvel, análise do tipo de construção e elementos construtivos presentes, existência de vícios ou anomalias prévias, as quais poderão impedir ou não o início da obra. Os serviços precisam estar bem discriminados, assim como sua sequência e previsão de início e término. Por fim, o responsável técnico atesta se a reforma é possível e segura para ser realizada, podendo propor mudanças ou adequações prévias.
Contudo, mesmo que este siga as normas regulamentadoras e leis, se for em condôminio também deve seguir as normas e regimento interno, pois será apresentado ao síndico, o qual pode ou não liberar após análise o início da reforma.
ART é anotação de responsábilidade técnica, a qual comprova a existência de um reponsável técnico devidamente registrado, que irá responder legalmente pela intervenção. Pressupondo assim que a reforma seguirá as normas e estará de acordo com as diretrizes técnicas.
Os profissionais que poderão emitir a ART são o engenheiro civil ou o arquiteto, porém se emitida pelo arquiteto leva o nome de RRT (registro de responsabilidade técnica). Após a emissão deste documento ele deve ser apresentado ao síndico juntamente com o laudo de reforma e o mesmo deve ser dado baixa no sistema do conselho de classe pelo profissional após o término.
Ao contrário do que muitos pensam, o laudo técnico de reforma não é importante apenas por ser exigido pelo síndico ou para ter a ART. Vai muito além disso, pois um bom laudo de reforma traz segurança, melhora logística, fortalece o compromisso de que as normas serão cumpridas e evita muitas dores de cabeça. Este cumprimento das normas é o que garante segurança e o respaldo legal, caso mesmo seguindo todas as normas algo de errado.
O preenchimento da ART é importante, mas sem um plano de reforma detalhado e um laudo técnico bem elaborado é apenas uma formalidade cumprida.
A não muito tempo, não era exigido um laudo técnico de reformas. Contudo, alguns acidentes causados por reformas irregulares, tornaram imprescindível a criação de um documento técnico, que demonstrasse que há conhecimento dos riscos inerentes à reforma e que há um profissional qualificado atestando a realização desta com segurança. Com isto foi criada a norma que regulamenta as reformas em edificação "NBR" 16280/2014.
Agora você já sabe por que precisa de profissional técnico, então não perca tempo, entre em contato e garanta que terá profissionais comprometidos com qualidade e segurança.
A NBR 16280 surgiu em 2014, como resposta à crescente demanda legal referente aos problemas associados a reformas irregulares.
Um marco para a criação desta NBR foi um grande desastre que aconteceu no Rio de Janeiro, no ano de 2012, onde o Edifício Liberdade desabou após ter sua estrutura comprometida devido a reformas irregulares. Apesar do desabamento ter sido relacionado a uma reforma no 9° andar, onde foram removidos elementos estruturais, também foi constatado posteriormente que o prédio já vinha tendo sua estrutura abalada há tempos, devido diversas reformas que foram acontecendo sem acompanhamento técnico.
A norma por si só não é lei, contudo, ela ganha força de lei ao ser citado no Código de Defesa do Consumidor que é exigido que os serviços realizados sigam as normas regulamentadoras vigentes. Logo, a única forma de se cumprir esta lei em serviços de reforma é seguindo a NBR 16280.
Sendo assim, ao ser realizado um serviço de reforma que não tenha um planejamento técnico, que não tenha aprovação, seguido de uma execução irregular, mesmo que não traga riscos aparentes à estrutura está em desacordo com a lei. Ou seja, não vale a pena correr o risco!
O engenheiro civil é responsável pela elaboração do plano de reforma, laudo de reforma e emissão da ART, também é o profissional apto para gerenciar a obra. O acompanhamento da reforma se faz necessário para que esta siga de acordo com o planejamento, regras do condôminio, projeto e a vontade do proprietário, pois este profissional esta habilitado e capacitado tecnicamente para estar de olho em detalhes que outros profissionais não se atentariam.
Com a presença do engenheiro os profissionais envolvidos se sentem estimulados a seguir o planejamento, garantindo um bom andamento e evitando o retrabalho (que aumentaria muito o custo da reforma). O engenheiro civil são os olhos do proprietário na reforma, dando feed back tanto ao proprietário, quanto ao síndico sempre que preciso e organizando cada etapa. Ao final ele emitirá um documento chamado Termo de Conclusão da Obra, ou termo encerramento, onde constará os detalhes dos serviços realizados e comprovará que foi seguido o planejamento que foi entregue ao síndico.
Ficou com alguma dúvida?
Primeiro é realizada uma visita técnica pelo engenheiro civil, onde é feita a coleta de todas informações a respeito do que será realizado. É preciso entender exatamente o que o cliente busca, saber as condições do imóvel antes da reforma, se preciso saber também as condições dos imóveis vizinhos, dependendo do tipo da reforma (para evitar problemas com vizinhos que podem alegar que sua reforma danificou o imóvel dele) e conhecer o regimento interno do condôminio, assim como convenção.
Com estas informações em mãos o ideal é que se tenha acesso aos projetos originais da edificação, para que após avaliar todo conjunto de informações iniciar o plano de reforma, onde serão seguidos os seguintes passos: planejamento físico-financeiro, atribuição de responsabilidade de cada envolvido, leitura dos projetos, emissão de ART, laudo reforma, alvará, registro na prefeitura (se necessário) e solicitação da aprovação do síndico. Agora sim, a obra pode começar com segurança.
Uma simples reforma envolve muitos fatores e responsáveis, tendo como os principais: proprietário, síndico, responsável técnico, empresa contratada etc. Contudo, ao se realizar um reforma irregular, o proprietário acaba respondendo só por qualquer incidente, e mesmo que não cause nenhum dano à edificação a obra pode ser interrompida a qualquer momento pelo síndico até que seja regularizada, sendo passível de multa.
Quando o proprietário opta por seguir as normas ele estará tomando a melhor decisão possível, pois além de estar dividindo a responsabilidade, cada um envolvido funciona como um filtro, que impede erros e por consequência acidentes, trazendo muito mais tranquilidade a todos.
Estamos aqui para fazer tudo para você e garantir a sua tranquilidade!
Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini 1748, São Paulo - São Paulo, 04571-000, Brazil
CLIQUE ABAIXO E ME MANDE UM E-MAIL eng.elder@eldsolucoes.com CLIQUE SOBRE O NÚMERO E LIGUE AGORA! (11) 9 7853-8030
Aberto hoje | 08:00 – 18:00 |
Para realização de um orçamento mais fidedigno é necessário agendar uma visita antes.
Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini 1748, São Paulo - São Paulo, 04571-000, Brazil
Inscreva-se para fazer parte do grupo de clientes VIP, receber novidades e ter vantagens.
E.L.D Soluções Engenharia CNPJ: 55.852.372/0001-38
Avenida Eng Luiz Carlos Berrini, 1748
tel: 97853-8030 / 93209-4644